Valor da comissão da venda de imóveis: saiba como calcular

Valor da comissão da venda de imóveis: saiba como calcular

Atuar no ramo imobiliário oferece grandes vantagens: a possibilidade de ser o próprio patrão, trabalhar com flexibilidade de horários e, também, aumentar a renda mensal a partir dos negócios efetivados.

Como a remuneração de um corretor está diretamente relacionada ao valor da comissão de vendas de imóveis, é possível ter ótimos rendimentos no ramo imobiliário à partir da quantidade e qualidade dos empreendimentos vendidos.

Se você deseja saber como calcular o valor da comissão da venda de imóveis, continue a leitura e entenda como fazer. Confira!

O que é a comissão de venda de imóveis?

O que é a comissão de venda de imóveis?

A comissão de venda de imóveis nada mais é do que um valor pago ao corretor imobiliário, como forma de contraprestação de seus serviços. Para funcionar de forma justa, essa comissão é definida por um percentual.

Isso significa que, quanto maior o valor do imóvel, mais dinheiro o corretor de imóveis recebe. A forma percentual também simplifica o cálculo e é facilmente aplicada nas mais diversas situações.

Como é definido o percentual da comissão?

Como é definido o percentual da comissão?

O percentual da comissão é definido pelo órgão que regulamenta a profissão de corretores imobiliários no Brasil, o chamado Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Como um órgão regional, cada estado pode definir sua unidade de representação e, por isso, essa percentagem pode ser diferente.

No estado de São Paulo, por exemplo, a Tabela Referencial de Honorários estipula que a venda de imóveis urbanos deve destinar de 6 a 8% do valor do negócio ao corretor.

A intenção dessa regulamentação é proteger ambos os lados: corretor e proprietário do imóvel. Com percentuais definidos regionalmente e de forma prévia, o profissional garante o seu honorário e o dono do empreendimento não paga valores absurdos, que sejam diferentes dos praticados pelo mercado em cada região.

Como é calculado?

Como é calculado?

A conta do cálculo da comissão da venda de imóveis é bastante simples. Basta aplicar o percentual contido na tabela de honorários ao valor do imóvel em questão.

Se, por exemplo, o corretor imobiliário realiza a venda de um empreendimento urbano por R$ 500 mil, com um percentual de comissão acordado em 7%, ele deve receber R$ 35 mil pela prestação do serviço. Um bom número, não é mesmo?

Quem realiza o pagamento da comissão?

Quem realiza o pagamento da comissão?

A regra básica é: quem contrata o serviço do corretor, realiza o pagamento da comissão. Isso significa que, em uma venda de imóvel, é o dono do empreendimento que deve arcar com o valor da comissão.

Já no caso do imóvel de uma construtora, que busca corretores imobiliários para a divulgação dos novos empreendimentos, é a própria construtora que realiza o repasse da comissão. Vale avaliar cada caso para buscar o responsável pelo pagamento.

Atuar no ramo imobiliário com base no valor da comissão da venda de imóveis é um ótimo negócio. Ao passo que o proprietário do empreendimento só realiza o pagamento a partir da venda da casa ou do apartamento, o corretor conta com ótima segurança.

De quebra, é possível aumentar a renda do mês a partir de uma boa divulgação de imóveis. Arregace as mangas e bom trabalho!

Entendeu como calcular o valor da comissão da venda de imóveis? Veja, agora, como usar o WhatsApp para auxiliar em sua profissão e feche ótimas vendas. Confira!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *