
Quais são as vantagens e desvantagens de ser corretor de imóveis?
O mercado imobiliário no Brasil apresenta boas perspectivas de crescimento para os próximos anos. Mesmo no cenário da pandemia, a compra e o investimento em propriedades apresentou um bom índice. Esse cenário promissor é uma ótima oportunidade para quem deseja seguir a carreira de corretor de imóveis.
Desde já, é importante saber que existem vantagens e desvantagens de ser corretor de imóveis. Esse profissional pode trabalhar de modo autônomo ou estar vinculado a uma imobiliária. De qualquer forma, é necessário ter dedicação e não se acomodar.
Quer investir nessa profissão? Neste post, reunimos as principais vantagens e desvantagens de ser corretor de imóveis. Acompanhe a leitura!
Vantagens de ser corretor de imóveis

Já que o mercado demonstra sinais positivos de recuperação, mesmo diante da pandemia, é importante ficar de olho nas vantagens de ser um bom profissional do ramo imobiliário. Conheça, a seguir, os motivos que demonstram que você deve focar os seus esforços para se tornar um corretor de imóveis e obter sucesso nessa profissão.
Mercado está em pleno crescimento
As expectativas para o futuro são bastante positivas. A tendência é de crescimento do mercado imobiliário para os próximos anos, em virtude da: recuperação da economia nacional, novas ofertas de construções, lançamentos de novos empreendimentos, imóveis com várias opções de financiamento e juros mais baixos, grande oferta de crédito bancário etc.
Bom retorno financeiro
A carreira de corretor de imóveis apresenta altas chances de retorno financeiro. Isso porque a venda de um imóvel pressupõe o recebimento de cerca de 5% a 10% do valor total do imóvel a título de comissão para os corretores.
Assim se, por exemplo, você conseguir vender um imóvel pelo valor de R$ 100 mil reais, terá direito a uma comissão de, aproximadamente, R$ 5 mil. O valor da porcentagem da comissão pode estar relacionado com a experiência e a expertise do corretor. Assim, quanto mais capacitado e experiente você for, maiores serão de chances de ganhar valores mais altos.
Chances de obter ganhos ilimitados
A carreira de corretor imobiliário não apresenta um teto fixo de ganhos. Isso significa que a sua remuneração é variável e depende da habilidade com as vendas, o conhecimento de gatilhos mentais e técnicas de vendas, a capacidade de convencer o comprador e também da sua sorte de captar uma maior quantidade de clientes e que tenham um alto poder aquisitivo. Sendo assim, ele pode ganhar valores ilimitados.
Flexibilidade da jornada de trabalho
O corretor autônomo que não trabalha para nenhuma imobiliária tem mais liberdade para estipular a sua própria rotina. Desse modo, o profissional independente tem a liberdade de fazer o gerenciamento de seus próprios horários.
É ele quem determina o horário de trabalho e a quantidade de horas trabalhadas, sem ficar vinculado a uma empresa e nem ser obrigado para cumprir a jornada de trabalho convencional. Essa flexibilidade não significa que ele trabalha pouco nem que é acomodado, apenas não tem a obrigatoriedade de cumprir o horário comercial nas empresas.
Maior autonomia profissional
O corretor autônomo não tem chefe e goza de maior autonomia para decidir a sua rotina profissional e decidir as suas prioridades. Assim, ele não precisa receber ordens, tampouco executá-las.
Além disso, a autonomia profissional evita que o corretor fique trabalhando dentro do escritório imobiliário todos os dias. É ele quem determina os seus horários. Sendo assim, ele pode trabalhar de casa e sair apenas para acompanhar o cliente nas visitas aos imóveis, comparecer ao cartório para dar prosseguimento aos procedimentos formais, participar de eventos etc.
Essa autonomia pode proporcionar um maior crescimento na carreira. No entanto, é importante ter disciplina e dedicação para ampliar a cartela de clientes e não ficar acomodado na profissão.
Não há limites de idade
Em muitas áreas, o mercado de trabalho no Brasil ainda é exigente com relação à idade. Essa seletividade acentuada pode prejudicar a contratação de profissionais muito novos ou os que já apresentam uma idade avançada.
A boa notícia é que esse fato não costuma acontecer com os profissionais que atuam no mercado imobiliário. Inclusive, é comum encontrarmos profissionais que mudaram de área e começam a fazer carreira de corretor de imóveis.
Caso você seja muito novo, aproveite a oportunidade para concluir cursos de capacitação e se especializar ainda mais na área. Por sua vez, se estiver em uma faixa etária mais avançada, aproveite a sua experiência para passar uma imagem de mais confiança e credibilidade para o cliente.
Possibilidade de empreender
O corretor pode apostar em estratégias de empreendimento para crescer na área imobiliária, coordenando equipes, tornando-se um diretor comercial ou então, injetando capital e investindo na sua própria empresa imobiliária, por exemplo. A vantagem está justamente na liberdade do corretor em escolher os próximos caminhos que deseja seguir.
Desvantagens de ser corretor de imóveis

Apesar de ser uma profissão com muitos pontos positivos, o corretor de imóveis também enfrenta alguns desafios ao longo da sua carreira. Conheça, a seguir, as desvantagens de ser um corretor.
Remuneração variável
Os ganhos do corretor autônomo dependem, exclusivamente, dele mesmo. Assim, ele é responsável por receber a sua própria comissão referente à negociação de compra e venda em que atuar. Por sua vez, caso ele trabalhe vinculado a uma imobiliária, os ganhos são definidos e combinados com antecedência e ele ainda costuma receber uma remuneração fixa mensal.
Disciplina para criar a própria rotina
O corretor autônomo deve ter disposição para montar e cumprir as tarefas que foram previamente determinadas. Caso contrário, ele corre o risco de faltar a reuniões com clientes e perder negociações de altos valores, por exemplo. Como consequência da sua falta de disciplina, ele pode colocar a sua reputação e imagem em risco.
Planejamento financeiro
Como os ganhos do corretor podem não ser fixos e ele não tem uma garantia de salário, é necessário criar um planejamento financeiro para estar preparado, caso o movimento de clientes diminua ou ele fique doente e não puder trabalhar no mesmo ritmo que antes. Esse cuidado evita passar aperto e necessidades.
Antes de começar a se aventurar nessa nova carreira, é importante pensar nas vantagens e desvantagens de ser corretor de imóveis. Apesar de o mercado imobiliário apresentar muitas oportunidades de atuação, você precisa conhecer o seu perfil, fazer cursos específicos e obter o registro para conseguir atuar na área.
Ficou interessado em seguir carreira nessa área? Então, clique no link e conheça algumas dicas de como se tornar um corretor de imóveis de sucesso!