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Vender imóveis pela internet: saiba como um bom site ajudará você

Nos dias atuais, já é de praxe entre os consumidores fazer uma pesquisa na web antes de adquirir um produto ou fechar a realização de um serviço, não é mesmo? Isso porque, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet — e usam essa ferramenta para auxiliar, inclusive, na procura por serviços profissionais.

Um bom corretor sabe que utilizar a internet como plataforma para o negócio pode ser uma arma poderosa: investir em um bom site ajuda na prospecção de novos clientes, no aumento da visibilidade do serviço oferecido, na obtenção de destaque entre a concorrência e, ao final, tudo isso converge para o aumento das vendas.

Duvida? Continue a leitura e confira como vender um imóvel pela internet, analisando as vantagens dessa estratégia e algumas dicas para a implementação dessa ferramenta. Vamos lá!

Quais são as vantagens de contar com um bom site?

A partir das novas relações de consumo, contar com um site de qualidade é essencial para obter a atenção de quem interessa: o público-alvo. Como a realidade do país compreende uma população bastante conectada à internet e aos aparelhos eletrônicos, a era digital veio para ficar, e quem não se adaptar ficará para trás.

Ainda, por ser uma ferramenta de fácil acesso, o cenário de vendas a partir da veiculação de um bom site passou a ser ponto de partida para quem está no mercado comercial. Veja, a seguir, quais as vantagens que uma página na web oferece ao vendedor de imóveis.

Ampliar a exposição da marca

Com tanta gente conectada, um site de qualidade possibilita o aumento da visibilidade da marca e destaca o seu nome no mercado imobiliário, já que o espaço online funciona como uma vitrine e exibe todos os imóveis à venda.

Por isso, é importante disponibilizar fotos, vídeos e realizar descrições atrativas no site, certificando-se a respeito da execução de um bom trabalho para surtir o efeito desejado. Em caso contrário, uma página mal feita pode ferir — e muito! — a reputação da sua marca.

Dê uma olhadinha na concorrência, mas não copie. Analise o que o mercado oferece, inspire-se e apresente diferenciais para sair na frente dos adversários. Mas lembre-se: toda ação exige planejamento e as estratégias online também devem estar alinhadas aos propósitos do vendedor, tais como os seus objetivos, os seus valores e a sua missão.

Ganhar credibilidade

Um bom site transmite profissionalismo e, assim, você passa mais segurança aos clientes. Inclua no espaço virtual informações relevantes sobre o seu negócio, como os serviços oferecidos, sua trajetória profissional, possíveis diferenciais e, claro, os contatos, constando números telefônicos e um e-mail.

Como já foi citado, várias pessoas fazem pesquisas online antes de efetuar alguma compra. Afinal, ninguém quer desperdiçar dinheiro comprando um imóvel desvalorizado ou perder tempo com um profissional fajuto.

Assim, se um possível cliente inserir o seu nome em algum mecanismo de busca e encontrar o seu site, ele terá certeza que não está lidando com um amador. Contudo, para que essa premissa seja considerada verdadeira, o ambiente de navegação precisa estar bem estruturado.

Peça aos seus atuais consumidores para darem depoimentos de experiências positivas e coloque isso no seu site: a opinião de um comprador satisfeito pode influenciar um cliente em potencial. Desse modo, você fica mais próximo de conseguir vender imóveis pela internet e fortalecer o seu nome no mercado imobiliário.

Conquistar novos clientes

Nenhum negócio sobrevive sem os consumidores, e um site pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes. Ações pela internet são mais abrangentes do que as atividades locais, visto que possibilitam atingir um público maior. Mas não basta, apenas, ser visto.

Para conquistar novos consumidores você precisa produzir conteúdo relevante e oferecer assistência de qualidade, mesmo que à distância. Ou seja, é preciso lembrar que o atendimento digital é tão importante quanto um bom atendimento presencial.

Outra vantagem é que o ambiente online fica disponível 24 horas por dia — ninguém vai ligar para um corretor às 2 horas da madrugada, mas pode checar os imóveis no site e fazer contato no dia seguinte. Em outras palavras, é vantagem para você e para o consumidor.

Obter maior destaque entre a concorrência

Muito se fala a respeito da grande competitividade do mercado, nos mais diversos setores, e, infelizmente, essa questão não é diferente no ramo imobiliário. Isso significa que, para obter sucesso, o corretor precisa lançar meios eficientes para se destacar entre a concorrência.

Uma das maneiras de cumprir esse papel é contar com um bom site para a venda de imóvel, já que, sendo um cartão de visita, essa página online pode funcionar como um resumo da forma de realização de seu trabalho.

Responda a pergunta: se você tivesse que escolher entre dois corretores para buscar a casa dos seus sonhos, seria eleito o profissional que oferece um site interessante ao consumidor ou o corretor que não apresenta nenhuma informação na web e só pode ser contatado via telefone? Pois bem, é óbvio que o primeiro acaba saltando aos olhos, ao passar a imagem de um profissional mais antenado às necessidades do consumidor.

Por isso, um site bem produzido pode ser critério de desempate para aquele cliente criterioso que está em busca do corretor imobiliário ideal. Invista nessa ferramenta e garanta a preferência dos consumidores.

Publicar artigos sobre o mercado imobiliário

A possibilidade de publicar matérias, artigos, vídeos e outros materiais sobre o mercado imobiliário surge como mais uma vantagem para os corretores que adentram no mundo do marketing na internet.

Assim, para chamar ainda mais a atenção da clientela, vale produzir um material atrativo sobre dicas do assunto, tais como estratégias para a compra do imóvel dos sonhos, como encontrar o apartamento mais adequado ou se vale a pena morar em condomínios fechados.

Com essa produção, o site se destaca ao não se valer apenas de publicações de ofertas, conquistando a atenção do público-alvo. Desse modo, ao investir no âmbito digital, procure tratar sobre assuntos interessantes aos possíveis clientes: depois de captar a atenção deles, a efetivação de um negócio torna-se mais fácil de acontecer.

Ficar visível nos sites de busca

Como consequência direta do item acima, a visibilidade do site publicado aumenta bastante. O funcionamento da rede atua de forma a dar maior destaque, de maneira orgânica, a páginas estruturadas e coerentes, ou seja, que tratem sobre o assunto em foco de forma profissional.

Para tanto, quando um artigo for elaborado, não é aconselhado fugir muito do tema proposto: elabore uma questão central e disserte sobre aquilo. Na rede, é muito mais proveitoso elaborar diversos artigos sobre assuntos diferentes do que produzir um grande bloco de texto sobre várias áreas.

Ficar visível nos sites de busca, além de conferir maior destaque ao site elaborado, garante a aquisição de mais confiança da clientela e, de quebra, efetiva um maior número de vendas. Além disso, aparecer nos sites de busca sem despender uma quantia de dinheiro é para poucos. Coloque essa dica como uma das favoritas.

Aumentar o volume de vendas

Todas as ações anteriores visam o mesmo resultado: aumentar a quantidade de negócios fechados. Simples assim! Quanto mais gente visualizar os seus imóveis e confiar no seu trabalho, maior a possibilidade de concretizar as vendas.

Publique os imóveis no site, coloque todas as informações pertinentes a ele e não se esqueça de deixar o seu contato. Invista em uma boa apresentação do imóvel e lembre-se que, quanto mais clara e objetiva for a descrição, maior a probabilidade de despertar o interesse do cliente.

Ao final de um período com o site no ar, aliado a um bom atendimento, já será possível perceber a diferença no aumento do volume de vendas. Em outras palavras, isso significa mais dinheiro no bolso no fim do mês, maior reconhecimento perante a clientela e possibilidade de outros novos negócios.

Como vender um imóvel pela internet?

Realizar a venda de imóveis pela internet não é um bicho de sete cabeças, embora esse procedimento envolva alguns detalhes mais específicos. Por ser um mundo em que a agilidade é peça constante, as estratégias de publicidade não são similares às propagandas vistas na televisão ou ouvidas na rádio, por exemplo.

Continue a leitura e veja algumas dicas para implementar essa ferramenta em seu negócio agora mesmo!

Invista em marketing digital

A partir das transformações no modo de consumo, as maneiras de veicular as propagandas também tiveram alteração. Hoje, com a tecnologia tão presente em nossas vidas e o constante fluxo de informação recebido, o profissional deve captar a atenção de seu cliente de forma ágil, fazendo com que ele se interesse em saber mais pelo serviço.

Para auxiliar nessa tarefa — quase uma missão! —, o marketing digital surge como aliado. Diferentemente do que muitos pensam, esse recurso não envolve apenas veicular na internet as ofertas de imóvel ou publicar materiais a partir da vontade do profissional.

Ele é, sim, um sistema que engloba estratégias para captar a atenção do público definido como alvo. Se o objetivo final do corretor for vender mais imóveis ao público que conta com o financiamento “Minha Casa, Minha Vida”, por exemplo, o marketing digital será direcionado a partir daí.

Uma gestão para a publicação de posts, vídeos e outros materiais também será realizada, e, pela possibilidade de monitorar o alcance do marketing digital, as estratégias podem ser alteradas ou reforçadas durante o caminho percorrido.

Ou seja, a partir do investimento no marketing digital é possível direcionar a maneira de alcançar o público desejado e, em caso de necessidade, trocar o foco de atuação durante a realização desse procedimento, que é contínuo.

Utilize as redes sociais

Usar as redes sociais é palavra de ordem para quem quer vender imóvel pela internet, justamente pela facilidade de encontrar possíveis clientes nessas mídias e atraí-los ao seu produto. Por isso, vale verificar cada tipo de rede social existente e criar perfis adequados para cada uma.

O Instagram é uma mídia mais veloz, composta apenas por fotos e textos curtos, como legendas, enquanto o Facebook oferece ferramentas mais amplas, como a criação de enquetes e a interação dos usuários por meio dos grupos. Já o LinkedIn é uma rede profissional e o YouTube garante a publicação de vídeos de diversos assuntos.

O Twitter também surge como opção, embora ele limite as publicações em poucos caracteres. Ou seja, talvez ele não seja tão produtivo para a oferta de imóveis como as redes citadas acima.

Vale analisar o seu objetivo final para, então, agrupar as ferramentas aliadas nessa tarefa. Pesquise, busque a maneira como cada uma funciona e saiba como escolher as mídias mais adequadas.

Esteja pronto para responder a clientela com rapidez

De nada adianta investir em um site de qualidade, com um campo bastante chamativo constando os meios de contato com o corretor ou, também, usar as redes sociais para publicar ofertas, mas deixar de lado a interação com os clientes.

Ninguém gosta de ser ignorado e, quando se trata sobre relação de consumo, o público, de forma alguma, pode ser esquecido. Por isso, ao implementar essas ferramentas, esteja pronto para responder a clientela rapidamente.

Se você considerar bastante trabalho a ser feito para apenas uma pessoa — e, realmente, isso é fato, já que cuidar do marketing online demanda um tempo considerável —, vale contratar um assistente. Enquanto você cuida das vendas presenciais, mostrando imóveis aos clientes, o seu auxiliar fica responsável por atender às solicitações da web.

O que vale nesse momento é não deixar possíveis clientes esperando, evitando a situação constrangedora e pouquíssimo profissional de perder uma venda importante para o seu concorrente.

Publique assuntos que despertam o interesse do seu público-alvo

Se o seu público é Y, não será efetivo tratar sobre assuntos que são de preferência do público Z. Isso significa que, antes de iniciar a venda de imóvel pela internet, o bom corretor analisa o perfil de seu público-alvo para, justamente, estabelecer estratégias de venda.

Para uma visualização mais palpável, não adianta vender imóveis do tipo kitnet, se a sua clientela é composta, em sua grande maioria, por grandes famílias já estabelecidas financeiramente. Ou, o contrário: oferecer imóveis de uma metragem considerável para recém-casados também não é uma ideia boa.

Por isso, utilize o site para publicar assuntos que despertam o interesse do seu público-alvo, tais como os bairros queridinhos para famílias com filhos, a possibilidade de solicitação de financiamento e como fazê-lo ou, ainda, as regiões com mais estabelecimentos universitários.

Delimite a parcela que gostaria de atingir para, então, produzir conteúdos que sejam aplicados à sua realidade. Isso aproxima o cliente e o torna mais propenso a fechar o negócio.

Saiba escolher as melhores imagens

Com toda a certeza você já ouviu o seguinte ditado popular: o que os olhos não veem, o coração não sente, certo? Pois bem, isso é um fato e também é aplicado de modo reverso: aquilo que se vê, acaba tocando o observador.

Por isso, a produção de material para o site e a criação de ofertas deve estar fortemente aliada à escolha de imagens de qualidade, justamente para captar a atenção do cliente de um jeito positivo.

Para quem não quer gastar altas quantias com a compra de direitos de imagens em sites profissionais, é possível obter ótimas fotos em bancos gratuitos. Basta procurar esse serviço nos sites de busca, realizar o cadastro, escolher o retrato mais interessante e pronto. O sucesso de seu site está próximo de ser alcançado!

Produza e-mail marketing de qualidade

O e-mail marketing é mais uma maneira de atingir o público por meio da internet, a partir do envio de conteúdos personalizados e seccionados a quem se interessa pelo assunto. Ou seja, essa ferramenta não é considerada spam.

Esse contato serve para aumentar a interação entre vendedor e comprador, de forma que assuntos relevantes à clientela sejam tratados, para captar a atenção de possíveis clientes.

Ainda, ele sempre deve ser enviado com a opção de cancelamento dessa ferramenta, como maneira de demonstrar o respeito pela vontade do público. Oferecer essa alternativa é essencial para conquistar quem realmente deseja comprar um imóvel e, de quebra, ser considerada propaganda não invasiva.

Ofereça um bom atendimento

Esse item foi deixado para o final justamente por traduzir toda a essência de quem atua no mercado de compra e venda: sim, se você trabalha com o público, seja em qualquer ramo, oferecer um bom atendimento é essencial para o sucesso do seu negócio.

Um atendimento de qualidade garante a fidelização do cliente, a realização de propaganda feita pelo próprio consumidor e, no mercado imobiliário, esse contexto implica na criação de um nome forte que representa o corretor responsável pelas vendas.

Por isso, é imprescindível oferecer um bom atendimento tanto no quesito presencial, bem como no mundo virtual. Procure definir o seu público-alvo, trace estratégias para atingir esse setor, invista no suporte ágil a quem solicitar informações e, durante as visitas aos imóveis ou por meio do contato direto com o cliente, saiba como se portar.

Oferecendo a devida assistência, a probabilidade do consumidor efetivar o negócio é bem maior, concluindo a compra com a sensação de que pode confiar no profissional procurado. Seja cordial, invista na boa comunicação e garanta um maior volume de vendas ao final do mês.

O ambiente virtual reúne inúmeras possibilidades de negócios. Por isso, um bom corretor sabe que é necessário investir na venda de imóveis pela internet. Quem trabalha de forma independente tem, ainda, mais motivos para aumentar a visibilidade dos produtos. Invista em um bom site, aprenda como vender um imóvel pela internet e alavanque os seus resultados no mundo imobiliário! Boa sorte!

O nosso artigo foi útil? Veja, agora, como conseguir mais clientes pela internet e aumente os seus resultados de venda.

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