Perfil de corretor de imóveis: descubra se o seu é ideal

Perfil de corretor de imóveis: descubra se o seu é ideal

Você já sentiu vontade de ser um corretor de imóveis? Em ter a tão sonhada liberdade de horários ou ter uma remuneração maior com os comissionamentos gerados. São muitas as vantagens de ingressar nessa profissão, mas como todo trabalho, ele pode não ser para qualquer um! Para ter sucesso, é preciso querer, entender o mercado imobiliário e contar com alguns atributos que o ajudarão a tocar essa carreira.

Confira agora algumas características que compõem o perfil de corretor de imóveis e outros aspectos relacionados!

As principais características de um corretor de imóveis

As principais características de um corretor de imóveis

Para iniciar a análise do perfil de corretor de imóveis, vamos avaliar as características mais importantes para que esse profissional tenha sucesso em sua carreira.

1. A persistência

Ser um bom corretor de imóveis nem sempre é fácil. Construir uma carreira e um nome demanda muita dedicação e tempo, e os negócios não são fechados da noite para o dia — aliás, o normal é se arrastarem por um tempinho. Por isso, você tem que ser persistente e não desistir.

2. A ética

Fazer o seu trabalho sem atrapalhar o trabalho o dos outros é a ética profissional. Dentro do mercado você vai conhecer muitos que não conseguem atuar de forma correta e acabam não tendo sucesso.

Siga seu coração e trabalhe com coerência e respeito aos seus valores, fazendo a sua parte da melhor maneira possível.

3. O compromisso

A famosa frase “só prometa o que você poderá cumprir” se encaixa perfeitamente aqui. Isso é válido para muitos pontos, como os horários marcados com os clientes e até às cláusulas de um contrato.

Saiba bem o que você está falando, pois nada pior do que um corretor de imóveis em quem você não pode confiar.

4. A autogestão

Você vai ser dono do seu próprio nariz, ou melhor, do seu próprio salário. Portanto, aprenda a dividir seu dia para tirar o melhor proveito. Não pense que só porque você é comissionado não vai precisar levantar cedo e correr atrás. Organize-se quanto ao seu tempo e seus gastos.

Os meses não são iguais e pode haver diferença de rendimentos, então, faça uma autogestão para conseguir se equilibrar e ter melhores resultados.

5. A simpatia

De que vale um bom vendedor se ele não consegue ser simpático e nenhum cliente o tolera? A simpatia é a porta de entrada para muitos benefícios. Todo cliente prefere fazer negócio com quem lhe trata bem, então essa postura mais amigável pode ajudar a fechar negócios, conquistar novos interessados e ganhar a confiança de quem já tratou com você.

Claro que esse não é o fator determinante de uma venda, mas conta muito! Um sorriso e atenção não vão custar nada e só retornarão coisas boas.

6. A postura

A cada dia, os clientes se tornam mais exigentes com tudo o que compram e com quem lidam, e isso não é diferente quando estamos falando do mercado de imóveis. Saiba o seu lugar! Não se intrometa, dê a seus clientes a intimidade de que precisam para se decidirem e evite comentários constrangedores.

Sua aparência também conta muito para a sua postura. Então, esteja sempre alinhado e limpo.

7. O relacionamento

Um vendedor calado e que não se comunica, não vende! Analise sua capacidade de se relacionar com as outras pessoas. Comunicação é o fator fundamental para o sucesso dessa profissão, tanto para a atração de clientes quanto para a intermediação de algum negócio.

O perfil de corretor de imóveis vem mudando muito com o passar do tempo. Antes, não eram exigidas algumas qualidades e eram poucos os que se preocupavam verdadeiramente com isso. Nos dias de hoje, no entanto, as coisas estão bem diferentes e para se tornar um profissional de destaque e sucesso é necessário se adequar a um novo atendimento e estilo de comprador.

Essas são algumas das características principais de um bom corretor de imóveis. Busque analisar todas elas, avalie em qual (ou quais) você tem mais dificuldades e se aperfeiçoe para ser ainda melhor!

As habilidades de um corretor de imóveis

As habilidades de um corretor de imóveis

Para construir um verdadeiro perfil de corretor de imóveis, o profissional também deve desenvolver certas habilidades. Vamos considerar 5 habilidades.

1. O conhecimento do mercado imobiliário e financeiro

É fundamental que o corretor tenha conhecimento suficiente na área em que trabalha. Para ficar sempre atualizado, é importante acompanhar as notícias dos jornais e dos sites específicos, aqueles que falam sobre o mercado imobiliário e financeiro.

Vale a pena assistir a noticiários e documentários sobre o assunto, comparecer a palestras, fazer cursos, ler livros sobre temas pertinentes. Também é relevante ter um curso de graduação, por exemplo (Administração de Empresas é um bom curso, que prepara o aluno para atuar em diferentes segmentos, inclusive no setor de imóveis).

2. O domínio da Matemática

Por mais que Matemática possa ser complicada, o conhecimento básico dela é essencial para definir o perfil de corretor de imóveis. Ela é fundamental para obter sucesso nas vendas. Claro que hoje existe toda uma tecnologia que facilita os cálculos de descontos e comissões, mas ainda assim é necessário saber mexer nesses dispositivos.

Caso o profissional seja bom mesmo na ciência dos números, ele nem precisará recorrer a calculadoras com frequência. Fará contas de cabeça e com exatidão. Isso certamente influenciará positivamente na impressão do cliente, que se sentirá mais confiante de fechar negócios com um corretor tão bem preparado. Detalhes podem fazer toda a diferença na hora de efetivar um negócio.

Um curso de Matemática Comercial já é suficiente para se destacar em sua profissão. Mas, caso a pessoa queira ir além e tenha tempo disponível, pode fazer uma licenciatura ou bacharelado em Matemática. Há muitos casos de negociantes que se formaram nessa disciplina para otimizar seus conhecimentos e experiências no mercado.

3. A visão do cliente como um ser humano

Que tipo de habilidade é essa? Significa que o corretor não deve visualizar o cliente simplesmente como um número ou como uma comissão que pagará as contas do final do mês.

O verdadeiro corretor compreende que sua remuneração é resultado de um serviço prestado com eficiência, em que o cliente fica satisfeito com o negócio.

4. A busca pela melhor solução

Outra boa habilidade de um corretor de imóveis é encontrar a solução para o que o cliente procura e não o forçá-lo a aceitar uma solução que, na verdade, não satisfaz suas necessidades.

Cada pessoa compra ou vende por suas próprias razões e não pelos motivos do corretor. É assim que se deve definir qualquer venda, seja no setor imobiliário, seja em qualquer outro segmento.

5. A autoconfiança

Corretores inseguros dificilmente conseguirão fechar algum negócio. É por isso que uma habilidade fundamental para o perfil de corretor de imóveis é demonstrar confiança em si mesmo. Não a autoconfiança exacerbada, que acha que o negócio já está concluído antes mesmo de conhecer o cliente. Não se superestime, mas também não se subestime.

O cliente precisa sentir confiança da parte do profissional. Afinal de contas, se ele procura uma solução, deseja encontrar alguém que tenha ou sugira uma boa saída. Se o corretor tem muitas dúvidas, é inseguro, é normal que o cliente fique frustrado e não efetue a compra porque terá receios de não realizar um bom negócio.

E, para ter autoconfiança, é preciso ser honesto. Falar de algo que não conhece, mentir, inventar, não ajudará na efetivação de uma venda. Mesmo que ela seja concretizada, o cliente insatisfeito falará mal do profissional e isso manchará sua reputação.

As práticas mais compatíveis com o perfil de corretor de imóveis

As práticas mais compatíveis com o perfil de corretor de imóveis

Outra coisa que o corretor de imóveis deve fazer é adotar boas práticas de corretagem. Considere, por exemplo, que o corretor tradicional trabalha mais como um expositor de imóveis. Isso pode funcionar dependendo da região em que ele atua e do perfil do cliente. Porém, de um modo geral, é preciso atualizar-se, acompanhar as novas tecnologias, usar os recursos modernos que estão disponíveis para o trabalho de campo e no escritório.

Por isso, trabalhar somente mostrando as casas e os apartamentos aos potenciais clientes, fazendo uso de planilhas e de material impresso, de anotações em cadernos, sem ter um monitoramento real de tudo que está ocorrendo, pode ser um erro. Como os consumidores não tinham um conhecimento tão amplo assim sobre o assunto, não era necessário passar diferentes informações.

Atualmente, especialmente com a popularização do uso da internet, as pessoas pesquisam bastante, sabem os preços e os diferenciais. O mercado imobiliário é dinâmico e exige mais do profissional, de forma que o perfil de corretor de imóveis transformou-se em certos pontos. Algumas boas práticas que o corretor deve adotar envolvem:

  • acompanhar as tendências mais importantes do mercado imobiliário, respeitando toda a sua dinâmica;
  • contar com informações em tempo real;
  • utilizar ferramentas para cruzamento de dados;
  • fazer uso da internet em geral e do website em particular para atrair mais clientes;
  • usar recursos como WhatsApp, armazenamento na nuvem, aplicativos de trânsito para otimizar o deslocamento e facilitar a localização de certos lugares e imóveis (Google Maps, Waze), CRM (sistema cuja proposta é gerenciar o relacionamento com o cliente), uso de aplicativos diversos que sejam úteis na promoção de vendas;
  • conciliar as antigas práticas com as modernas;
  • manter características clássicas mesmo diante de toda sofisticação e modernidade (ética, disciplina, compromisso, simpatia).

O perfil de corretor de imóveis engloba vários aspectos. E o bom profissional deve ficar a par de todos eles para garantir a confiança do cliente e uma boa reputação no mercado.

Que tal saber mais sobre como usar a tecnologia para vender e alugar imóveis? Confira 12 cuidados que corretores têm que ter ao usar WhatsApp para trabalho!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *