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WhatsApp para corretor de imóveis: 12 cuidados essenciais

WhatsApp para corretor de imóveis: 12 cuidados essenciais

A tecnologia se desenvolveu rapidamente nos últimos tempos e os smartphones já se popularizaram no Brasil. Por isso, usar o WhatsApp para corretor de imóveis é essencial para alcançar resultados positivos nas vendas.

Há pouco tempo, os corretores tinham que buscar por promoções em operadoras e ter vários números diferentes para se comunicar com seus clientes. Agora, basta baixar um aplicativo e pronto! É possível fazer negociações e realizar vendas em poucos cliques.

Entretanto, é essencial ter cautela na hora de abordar o cliente dessa maneira. Afinal de contas, qualquer deslize pode surtir o efeito contrário e afastar possíveis compradores.

Pensando em ajudar você a fechar negócios pelo WhatsApp para corretor de imóveis, este post mostra 16 cuidados que os corretores devem ter ao usar o aplicativo. Aproveite a leitura!

A importância do WhatsApp como estratégia de vendas

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre o uso do WhatsApp como uma estratégia de vendas, especialmente no ramo de venda de imóveis.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais dominam a internet nos dias de hoje. Prova disso é que todas as pessoas, ao se conhecerem, logo perguntam qual é a rede social da outra.

Ao precisar comprar algo, quase que a totalidade das pessoas recorrem à internet. E isso não é diferente na hora de se pesquisar um imóvel. Por isso, o WhatsApp se tornou uma potente ferramenta de comunicação entre corretores e clientes em potencial.

Para que você possa utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas como uma estratégia de vendas, o primeiro passo é realizar o download do WhatsApp Business. Por meio dele, vai ser possível o envio de mensagens mesmo quando você não estiver, por exemplo. Além disso, é importante atentar para alguns cuidados essenciais.

Os cuidados essenciais no WhatsApp para corretor de imóveis

Os cuidados essenciais no WhatsApp para corretor de imóveis

Agora que você já sabe por que o WhatsApp é uma ferramenta importante aos corretores de vendas, vamos falar um pouco sobre como proceder no aplicativo. Quais cuidados devem ser observados por um corretor de imóveis ao abordar um cliente por meio do aplicativo de mensagens instantâneas?

Apesar de o WhatsApp imprimir uma forma de comunicação bem informal, esse preceito não deve ser levado para uma comunicação de trabalho. Afinal de contas, quem se comunica com um cliente deve, antes de mais nada, demonstrar respeito e seriedade. Para que, deste modo, obtenha credibilidade. E sabemos que credibilidade no mundo de corretores de imóveis é essencial.

Confira, abaixo, 16 dicas de utilização do WhatsApp para corretores de imóveis. Leia até o final para conferir uma dica extra!

1. Conheça bem seu cliente

Essa primeira dica pode parecer básica. No entanto, por incrível que pareça, é um dos maiores erros de atendimento cometidos por corretores. Seja pessoalmente ou por meio de aplicativos de mensagens.

Ignorar o perfil do consumidor e disparar o mesmo conteúdo para toda a lista de contatos acaba tendo o efeito rebote. Isso mais atrapalha a sua estratégia de vender pelo WhatsApp do que ajuda.

O ideal é entender os desejos de cada cliente e enviar materiais personalizados e adequados às necessidades do comprador. Por isso, conheça bem o seu cliente.

2. Peça autorização para falar com o cliente pelo WhatsApp

O aplicativo de mensagens, na maioria das vezes, é utilizado pelo usuário para fins pessoais. Por isso, é comum que o cliente se sinta incomodado ou até mesmo invadido com uma abordagem comercial por esse meio de comunicação.

Para evitar que esse incômodo aconteça e você perca o cliente, sempre peça autorização ao fazer o contato. No momento que o cliente passar o telefone a você, pergunte a ele se pode prosseguir o bate-papo pela rede social.

Ao iniciar a conversa no aplicativo, identifique-se e relembre a ele como vocês se conheceram. Caso o contato seja fruto de uma indicação, essa apresentação se torna ainda mais necessária. Desse modo, seu cliente vai se sentir mais confortável.

3. Estabeleça uma linguagem esclarecedora

Além de gerar vendas, usar o WhatsApp para corretor de imóveis é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente. Por isso, utilize uma linguagem que provoque uma aproximação. Vale até usar memes com cautela, caso tenha certeza de sua adequação no contexto.

No entanto, tudo depende das preferências e da abertura que o cliente der a você. Se ele não tem o hábito de enviar emojis no meio da conversa, por exemplo, é melhor não usar também. O mesmo vale para memes, gírias e expressões.

Além do mais, nunca utilize palavrões nem expressões discriminatórias. Evite também termos muito técnicos que dificultem a compreensão da mensagem. O essencial é manter o tom da conversa claro e informativo.

Contudo, independentemente da linguagem adotada, tratar o cliente com educação é requisito obrigatório para todos os corretores de imóveis. Por isso, não se esqueça de iniciar as interações com uma saudação de bom dia e sempre agradecer a atenção.

Lembre-se de usar também os pronomes de tratamento adequados. Afinal de contas, o WhatsApp profissional é uma extensão do seu trabalho. E como você se refere a seus clientes como senhor e senhora, mantenha a atitude respeitosa e profissional.

4. Fuja dos erros de português

Na era das mensagens instantâneas, os erros e as abreviações são comuns. Todos querem digitar, enviar e ser respondidos o mais rápido possível. Porém, apesar de todo mundo entender essa forma de escrever, é importante não abusar da informalidade durante o trabalho.

É importante separar exatamente o que é uma comunicação informal, com seus amigos e família, e o que é o seu trabalho por meio do WhatsApp. É provável que o corretor perca credibilidade — e a empresa para a qual presta serviços também — simplesmente pela forma como passa as informações.

Portanto, cuidado com a grafia das palavras, concordância verbal e nominal, e outros erros bobos. Entrar em contato com seu cliente com erros grotescos como mas/mais, agente/a gente, meia/meio e de acentuação podem tirar a sua credibilidade.

5. Não exagere no volume das informações

O WhatsApp é um aplicativo muito prático. Basta salvar o número de contato e você já tem seu possível comprador na lista do aplicativo. Entretanto, isso não significa que você pode mandar todas as informações que tem para todo mundo. O exagero no volume de informações faz com as pessoas comecem a achar você chato, inconveniente, e até o bloqueiem.

Então, vá com calma! Tenha cuidado com a frequência e com a quantidade de mensagens enviadas. Seja direto, evite tomar muito tempo do consumidor e mande conteúdos adequados.

Você se lembra do tópico sobre conhecer o perfil do cliente? O ideal é identificar os interesses do comprador em potencial e apresentar o tipo de imóvel que o interessa. Não há nada pior do que receber uma mensagem que, claramente, foi copiada de outra conversa e colada para você, não é mesmo?

Portanto, não enxergue o cliente apenas como mais um contato na sua agenda: ter respostas prontas no bloco de notas do aparelho é até recomendado. Porém, na hora do envio, é necessário fazer alguns ajustes para transmitir a sensação de que o texto foi escrito especialmente ele.

Afinal, para conseguir vender pelo WhatsApp, é essencial entender o consumidor e personalizar os envios para que ele possa se sentir especial.

Crie grupos de WhatsApp para corretor de imóveis

6. Crie grupos de WhatsApp para corretor de imóveis

O fato de ter um grupo no WhatsApp é uma ferramenta poderosa. Você pode atingir várias pessoas, ao mesmo tempo, por meio de grupos. Para formá-los, inclua aqueles que têm os mesmos interesses para que elas queiram continuar e receber informações novas, que as beneficiam.

É possível, por exemplo, criar um grupo com vendas de apartamentos em uma determinada região. Assim, as pessoas que procuram imóveis nesse lugar ficarão mais inteiradas do assunto.

Entretanto, lembre-se de que é essencial pedir permissão para as pessoas antes de adicioná-las. Além disso, não mande vídeos, imagens ou textos que não se relacionem com o objetivo do grupo, isso pode fazer com que muitos deixem de participar.

7. Não envie mensagens em horários inadequados

Imagine despertar no meio da madrugada com uma mensagem comercial? Desagradável, não é mesmo? Por essa razão, é necessário ter bom senso na hora de entrar em contato com o cliente.

Além do mais, é necessário considerar os momentos mais confortáveis ao consumidor. Áudios e vídeos longos durante o expediente de trabalho dele, por exemplo, geram incômodos.

Sendo assim, é de bom tom perguntar ao comprador em potencial sobre o melhor horário para conversar. E, sempre se lembrando de pedir permissão para realizar o contato.

Mesmo que ele não passe essa informação diretamente, o cliente sempre dá pistas durante o discurso. Por exemplo: você envia uma mensagem pela manhã, mas ele só responde no meio do dia. Isso pode ser indício de que ele prefere interagir no horário de almoço. Portanto, observe!

8. Seja ágil nas respostas

Não deixe o seu cliente de molho por dias à espera de respostas. Assim que receber uma mensagem, tente responder o mais rápido possível. Essa atitude é importante para que ele sinta confiança em você.

No entanto, da mesma forma que você não deve enviar mensagens durante a madrugada, não é necessário pular da cama para responder os questionamentos do consumidor em horas inapropriadas.

O ideal é estabelecer um horário de atendimento e responder todas as demandas dentro desse período. Você pode colocar essa informação no seu status, por exemplo. Essa atitude vai beneficiar não apenas você, mas sua clientela, que vai saber quando te encontrar.

Além disso, desative os recursos “visto por último” e “confirmação de leitura”. Se o cliente perceber que a mensagem foi visualizada e não respondida, pode gerar ansiedade e estresse desnecessário.

9. Crie conteúdos multimídia

Já dizia aquela velha expressão: uma imagem vale mais do que mil palavras. Quando o assunto é vendas, o caminho e por aí mesmo. Ter imagens de qualidade das propriedades disponíveis é essencial para atrair compradores e fazer negócios pelo WhatsApp.

Envie fotos e vídeos aos clientes quando for solicitado ou em momentos necessários para reforçar seus argumentos de venda. Além de tornar o atendimento mais ágil, essa é uma forma do cliente obter informações úteis sem a necessidade de deslocamento imediato.

No entanto, é necessário cuidado ao utilizar o recurso: não exagere na quantidade de imagens, nem na duração dos áudios e vídeos. Ninguém gosta de ficar com a galeria do celular cheia, não é mesmo?

Vale a pena ressaltar que conteúdo multimídia se refere à propaganda de seus produtos. Não àquelas mensagens de bom-dia.

Mesmo que WhatsApp seja uma ferramenta de marketing, não use o aplicativo para enviar propaganda indiscriminadamente para pessoas que você não conheça. Em vez de fortalecer o seu nome como corretor, a ação pode manchar a sua reputação. É uma linha bem tênue. Portanto, tenha cuidado.

10. Utilize o recurso de compartilhar localização

Já aconteceu de você marcar uma reunião, ou uma visita e o cliente ter dificuldade para saber onde você está? Saiba que o WhatsApp tem uma função que facilita nesse momento.

Na hora de marcar uma visita para apresentar o imóvel, o envio da localização da propriedade facilita a vida do comprador. Dessa forma, o cliente tem acesso rápido ao endereço por meio do GPS e consegue chegar ao local mais rapidamente.

Você pode enviar o seu posicionamento do momento, quando já estiver no local combinado, ou arrastar o alfinete vermelho para a localização exata que deseja compartilhar. Apenas lembre-se de compartilhar a sua localização pelo tempo exato que desejar. Caso contrário, a pessoa pode acabar tendo acesso aos lugares que você estiver por mais tempo do que o previsto.

11. Evite tratar de assuntos sérios pelo aplicativo

Usar o WhatsApp para corretor de imóveis não elimina a necessidade das ligações telefônicas e reuniões presenciais. É importante entender que nem todas as questões devem ser tratadas por meio do aplicativo.

Apesar da facilidade que o aplicativo de mensagens instantâneas nos apresenta, nada substitui um encontro. E, especialmente para determinados assuntos.

Na hora de conversar sobre valores, contrato e fazer negociações, por exemplo, é necessário marcar um encontro para discutir o assunto. Afinal de contas, esse contato próximo é essencial para você conseguir vencer as objeções e concretizar a venda.

Mantenha um posicionamento profissional

12. Mantenha um posicionamento profissional

É importante ser agradável com o cliente, educado e simpático, pois um clima mais descontraído faz com que a pessoa se sinta mais à vontade e confie mais em você, mas faça isso com muita cautela. Lembre-se de que está usando o WhatsApp para trabalho e não para fazer novas amizades.

Por isso, converse apenas sobre vendas e não aborde assuntos íntimos. A relação deve ser profissional, e não pessoal. Quando se misturam ambas as áreas, o cliente pode não confiar em você ou querer abusar da relação. Os negócios devem ser sempre à parte.

O ideal, inclusive, é ter uma conta exclusiva para o atendimento. Dessa maneira, você consegue organizar as demandas e não se distrai com as mensagens fora do contexto que são enviadas por amigos e familiares.

13. Tenha cuidado com a sua foto de perfil

Para que você tenha sucesso na missão de utilizar o WhatsApp como ferramenta de trabalho, deve pensar em todos os detalhes. Em nossa vida real, o nosso rosto é nosso cartão de visitas, e nossa aparência reflete muito sobre o que somos.

Por isso, no WhatsApp, é essencial utilizar uma boa foto profissional para ilustrar o perfil. Quando se fala em foto profissional, não é menção a uma foto tirada por um fotógrafo renomado ou com uma câmera caríssima.

Apenas tenha noção de que a sua foto deve refletir toda credibilidade, confiança e seriedade que um corretor de imóveis deve ter. Mesmo em interações virtuais. Ou seja: nada de colocar imagens em baladas, segurando bebidas ou em trajes de banho.

Neste ponto, também vale a pena reforçar que ter uma conta de WhatsApp apenas para os seus clientes pode ser benéfico. Afinal de contas, sua privacidade estará protegida, assim como a imagem profissional.

14. Tenha cuidado com o conteúdo compartilhado

Nos dias de hoje, cada vez mais, as pessoas estão radicais em certos assuntos. Portanto, para quem vai utilizar o WhatsApp como ferramenta de trabalho, vale a pena evitar tocar em certos assuntos.

Compartilhar posicionamentos políticos, manifestações de apreço ou desapreço e afins pode ser interessante. No entanto, para o seu perfil pessoal, restrito a amigos e familiares.

Quando se trata de fazer contato com os clientes, lembre-se de que todo tipo de pessoa pode procurar um imóvel com você. Portanto, evite mostrar determinados posicionamentos no status, por exemplo. Deste modo, você vai evitar vários problemas e até mesmo evita perder clientes.

15. Programe uma mensagem de ausência

Como já mencionamos, vale a pena ser ágil na hora de responder os seus clientes. No entanto, como seres humanos, não trabalhamos o dia todo. Momentos de lazer e descanso são necessários. Portanto, como lidar com clientes que fazem contato fora do horário de atendimento?

Para sua sorte, o WhatsApp Business tem o recurso de programar uma mensagem de ausência, para quando você não pode responder. Você pode escolher enviar essa mensagem, de forma automática, para todos os contatos, apenas alguns ou selecionar quais. E também o horário.

O tempo de resposta é algo fundamental para o cliente. E, para evitar uma possível perda, programe a mensagem de ausência. Nela, informe o seu horário de atendimento e quaisquer outras informações pertinentes. Isso vai ajudar a diminuir a ansiedade de seu cliente em relação ao contato.

16. Divulgue o seu WhatsApp comercial

Na maioria das vezes, a utilização de WhatsApp para corretor de imóveis funciona por conta do número de contatos. Se você for do tipo mais tímido e não divulgar o seu número de trabalho, como as pessoas vão entrar em contato com você?

Todo o trabalho e aplicação das dicas que mencionamos acima vão ser à toa, se você não construir uma base de clientes no aplicativo.

Para isso, vale a pena sempre perguntar a seus potenciais clientes sobre a possibilidade de adicioná-los na rede social de mensagens. Explicitando as vantagens de tê-lo, para receber ofertas exclusivas.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Usar o WhatsApp para corretor de imóveis é uma chance para estreitar o relacionamento com o cliente e criar oportunidades de vendas. No entanto, caso o aplicativo seja mal-usado, pode prejudicar a sua imagem profissional. Por isso, é essencial tomar todos os cuidados citados no post para conseguir aproveitar os benefícios da ferramenta.

Agora que você já está pronto para usar o WhatsApp para corretor de imóveis, que tal aprender outras maneiras de conquistar consumidores? Veja o passo a passo para conseguir mais clientes pela internet e alavanque seus resultados em vendas!

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